sexta-feira, 26 de junho de 2009

The Joshua Tree - O Clássico que mudou minha vida

Clássicos que nunca saem de Moda


A última vez que estive no RJ não perdi tempo, entrei na Americanas e comprei um CD que há tempos desejava ter. Sim, é verdade, mesmo nessa época de download ainda existem trabalhos de alguns artistas que eu gosto de ter em casa.
E hoje, toda vez que olho para a estante e vejo o maravilhoso The Joshua Tree de 1987 do U2 sinto o quanto isso me é gratificante.
- Sim, eu sei que o disco não é da minha época. Também sei que enquanto o U2 excursionava pela américa mostrando ao mundo seu sonho de ser americano eu ainda olhava o Show da Xuxa pelas manhãs e bebia café com leite num longo caneco de plástico amarelo dado pela minha avó. Bons tempos... Ou nem tanto.

Mas o que todos concordam é que quando um clássico muda a sua vida, deve sempre ser lembrado. E The Joshua Tree é, para mim, um dos poucos discos que vale a pena ouvi-lo por completo. São 11 faixas extraordinariamente boas, muitas delas viraram clássicos da banda e são tocadas até hoje em seus shows mundo a fora.




Considero este disco como sendo um livro cheio de histórias e códigos. Começando pelo nome que faz referência a uma árvore típica do deserto de Mojave nos EUA. Cuja foto ilustra a contra capa do cd.

A referência não é descabida, pois a imagem daquela árvore solitária conota muito dos temas presentes nas canções deste álbum: Sentimentos de perda, sensações desconhecidas, liberdade... Parece que as canções se misturam e se completam num legítimo mosaico de acontecimentos e fatos, alguns bastante intrigantes eu diria.

Começa com a profunda Where Streets have No Name, com uma introdução que dura exatamente 1'46" cuja letra é repleta de frases em primeira pessoa.
Depois vem a sarcástica I Still Haven't Found What I am Looking For cujo nome combina muito bem com o momento que a banda se encontrava. A seguir temos a romântica e inesquecível With or Without... Sim, inequecível, porque você pode nem saber quem é U2, mas esta canção certamente você conhece.





A faixa seguinte é Bullet the Blue Sky. Forte, venenosa, saliente. O vocal marcante mostra um Bono de 27 anos em sua melhor fase. O instrumental da canção também colabora e muito. Anos mais tarde esta canção ganhou uma versão na voz cavernosa de Derrick Green, vocalista do Sepultura e um clipe bem estilo Hotel de um Milhão de Dólares.

A quinta faixa é Running to Stand Still. Parece que começa ao fundo do ouvido e vem surgindo aos poucos como se nos despertasse de um sono profundo. Tal qual sugere o nome, a musica fala abertamente sobre drogas e da busca incansável pela cura para seu uso indevido.

Seguindo temos três canções mais embaladas, uma mistura de country/Blues com bons instrumentais, com direito a gaita de boca tocada pelo próprio Bono. São as faixas mais energizantes do CD com letras extremamente poéticas.

A faixa 09, One Tree Hill retoma as caracteríticas iniciais do disco, como se tentasse fechar um ciclo. Foi dedicada ao amigo Greg Carroll que perdeu a vida num acidente de carro em 1986. A letra é linda, apesar de triste como se esperaria que fosse. Diz a letra:


Eu a verei novamente quando as estrelas caírem do céu e a lua tiver ficado
vermelha sobre a Árvore da Colina.

Antes de fecharmos o disco passamos por Exit, faixa forte com ótimo vocal e por fim a melancólica Mothers of the Disappeared. Música composta em homenagem as mães da Praça de Maio (Argentina) que tiveram seus filhos desaparecidos durante a ditadura. Esta faixa, com longa introdução e encerramento, dá ao álbum o acabamento merecido.

Bem, depois disso, o que posso dizer: Ouçam e se deliciem.

2 comentários:

-=|**K¡Kä**|=- disse...

Oi Cacá!!! Eu nunca fui muito fã de U2. Deve ser porque eu gosto de coisas mais velhas. rsrsrssr... To brincando.
Mas pelo que vc elgiou desse CD, eu vou baixar p/ ouvir. Depois eu te falo.
Fiz meu primeiro post lá no meu blog. Vamos ver no que vai dar.

BJUS da KIKA!!!

Anônimo disse...

Cacá trokei de blog... tava de saco cheio com o blogger.
Agora é www.casadakika.myblog.com.br

BJUS!!!

Procure e Encontre