terça-feira, 26 de maio de 2009

Orgulho e Preconceito

...Uma História de amor que virou vicio

Para mim, é dificil falar de literatura inglesa sem mencionar Jane Austen (1775 - 1817) e sua mais aclamada obra: Orgulho e Preconceito (1813).

Meu primeiro contato com a escritora começou quando, ao acaso, na locadora me deparei com a

capa do DVD da adaptação de 2005 dirigida por Joe Wright. Já de cara a belíssima fotografia da capa me impresionou: "Elizabeth Bennet (Keira Knightley) e seu belo nariz num proposital perfil como se desprezasse e ao mesmo se entusiasmasse com a chegada voluptuosa de Mr. Darcy (Matthew Macfadyen), ao longe."

Orgulho e Preconceito é regado com muita leveza do inicio ao fim e apresenta um frescor que nos leva direto para a Inglaterra do século 18.

A atmosfera de emoção é tanta que ao terminar o filme fica em nós um certo vazio, sensação de estória inacabada, pois os personagens "grudam" em nossa memória como se suplicassem para que a obra nunca acabasse. Interessante.

A produção fez bom uso das belas paisagens rurais inglesas e deu a O&P ótimas fotografias. Outro ponto forte da pelicula são as cenas de dança e a excelente trilha sonora do italiano Dario Marianelli.

Todos esses ingredientes não poderiam resultar em outra coisa que não fosse um filme delicado, bonito e envolvente.


(fotos: Adorocinema, Interfilmes)
*
Depois do filme, li o livro e assisti a adaptação de 1995 feita pela BBC. Uma mini-serie em 4 capítulos. Resultado: Virei fã.


2 comentários:

karlinha disse...

há.....nem falo nada..sou viciada também kkkkkkkk
adoro jane austen, charlez dickens...o blog..tá lindo!

Anônimo disse...

Sou fã de jane Austen assumidamente!!
Li 3 livros dela e estou a procura de outros, dos 3 livros q li foram muito bem adaptados no cinema.
A alma romântica de Jane Austen ultrapassa os limites do tempo florece até hj...

Procure e Encontre